Implantodontia

Implantodontia é a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e prótese totais.

Os implantes substituem as raízes dos dentes, em casos de ausência ou perda de dentes, seja parcial ou total, ou em casos onde os dentes e/ou raízes não podem ser aproveitadas, proporcionando estabilidade e segurança, melhorando a mastigação, a estética e a auto-estima.

Procedimentos

  • Implante imediato com carga imediata
  • Levantamento de Seio Maxilar
  • Reconstruções Ósseas

A instalação imediata de implantes após remoção de raízes ou dentes condenados na região estética é considerada uma técnica viável pela redução do tempo cirúrgico. Entretanto, alguns fatores devem ser levados em consideração, como qualidade e posição da gengiva e integridade do processo alveolar.

Como pré-requisitos para a carga imediata, que consiste na instalação da coroa provisória no mesmo momento da instalação do implante, temos que avaliar a estabilidade primária do implante, a integridade das paredes alveolares e a integridade e qualidade gengival.

Apesar de serem considerados procedimentos previsíveis, sua indicação depende de uma avaliação e planejamento criteriosos.

Quando perdemos dentes na região posterior de maxila (região superior na parte de trás do arco dentário), com o passar do tempo pode ocorrer perda de grande quantidade de osso em altura e assim nos aproximamos de uma região chamada de seio maxilar.

O sinus lift é um procedimento que auxilia na reabilitação da arcada dentária, restaurando osso perdido com seu osso natural ou biomateriais sintéticos. 

Visa recuperar a quantidade óssea perdida por perda dentária, traumas, patologias, possibilitando reabilitar a região com implantes osseointegráveis.

O implante dentário deve ficar circundado por osso sadio. Quando o paciente não possui osso suficiente existem várias técnicas para recuperar a quantidade mínima de estrutura óssea que viabilize a instalação de implantes de dimensões apropriadas que irão possibilitar boa função e estética a longo prazo.